O que é KiTTY e como baixá-lo
Introdução
Se você está procurando um emulador de terminal poderoso e versátil para Windows, talvez queira conferir o KiTTY. KiTTY é um fork do PuTTY, o cliente Telnet e SSH mais popular para Windows e Unix. O KiTTY adiciona muitos recursos extras ao PuTTY, como filtro de sessão, portabilidade, atalhos de comando predefinidos, iniciador de sessão, script de logon automático, hiperlinks de URL, integração com ZModem, ícones para cada sessão, transparência e muito mais. Neste artigo, mostraremos o que é o KiTTY, por que você deve usá-lo, como baixá-lo, como instalá-lo e usá-lo e quais são algumas alternativas a ele.
kitty download
O que é KiTTY
KiTTY é um emulador de terminal de código aberto que roda no Windows. É baseado na versão beta do PuTTY 0.62 e foi desenvolvido desde 2007 por Cyril Dupont. O KiTTY suporta vários protocolos de rede, incluindo SSH, Telnet, rlogin e conexão raw socket. Ele também pode se conectar a uma porta serial ou a um pipe nomeado. O KiTTY possui uma interface simples e amigável que permite personalizar vários aspectos de sua aparência e comportamento. Você também pode salvar suas sessões e organizá-las em uma hierarquia de pastas.
Por que usar KiTTY
O KiTTY tem muitas vantagens sobre o PuTTY e outros emuladores de terminal. Algumas das razões pelas quais você pode querer usar o KiTTY são:
Possui mais recursos que o PuTTY, como entrada automática de senha, execução de scripts em sessões remotas, impressão de área de transferência, imagens de fundo etc.
É portátil e não requer instalação. Você pode executá-lo a partir de um pendrive ou qualquer outro dispositivo removível.
É regularmente atualizado e mantido por seu desenvolvedor e comunidade.
É compatível com PuTTY e pode importar suas configurações e sessões.
É um software gratuito e de código aberto que respeita sua privacidade e segurança.
Como baixar KiTTY
Baixe no site oficial
A maneira mais fácil de baixar o KiTTY é em seu site oficial em . Lá você pode encontrar a versão mais recente do KiTTY, bem como versões mais antigas e código-fonte. Você pode escolher entre três tipos de downloads:
KiTTY classic: Esta é a versão padrão do KiTTY que inclui todos os recursos.
KiTTY portátil: Esta é uma versão compactada do KiTTY que não armazena nenhuma configuração no registro ou em arquivos. É ideal para uso portátil.
KiTTY sem compactação: Esta é uma versão do KiTTY que não usa nenhum algoritmo de compactação para reduzir seu tamanho. Pode ser executado mais rápido em alguns sistemas.
Para baixar o KiTTY do site oficial, siga estas etapas:
Vá para .
Selecione o tipo de download desejado (clássico, portátil ou sem compactação).
Clique no link que corresponde à sua versão do Windows (32 bits ou 64 bits).
Salve o arquivo no local desejado.
Baixe do FossHub
Outra opção para baixar o KiTTY é no FossHub, uma plataforma que hospeda software gratuito e de código aberto. FossHub fornece downloads rápidos e seguros para KiTTY e outros aplicativos populares. Você pode baixar o KiTTY do FossHub seguindo estas etapas:
Vá para .
Clique no botão verde que diz "Baixar KiTTY".
Selecione o tipo de download desejado (clássico, portátil ou sem compactação).
Selecione o arquivo que corresponde à sua versão do Windows (32 bits ou 64 bits).
Salve o arquivo no local desejado.
Baixe de Chocolatey ou Scoop
Se você estiver familiarizado com as ferramentas de linha de comando, também poderá baixar o KiTTY usando o Chocolatey ou o Scoop, dois gerenciadores de pacotes para Windows. Chocolatey e Scoop permitem que você instale e atualize o software a partir do prompt de comando com um único comando. Para baixar KiTTY usando Chocolatey ou Scoop, você precisa primeiro instalá-los em seu sistema. Você pode encontrar instruções sobre como instalar o Chocolatey em . Depois de instalar o Chocolatey ou o Scoop, você pode baixar o KiTTY executando estes comandos:
Para Chocolate: choco instalar gatinho
Para colher: kit de instalação de colher
Como instalar e usar o KiTTY
Etapas de instalação
A instalação do KiTTY é muito fácil e não requer nenhuma permissão especial. Se você baixou o KiTTY do site oficial ou do FossHub, basta descompactar o arquivo e executar o executável. Se você baixou KiTTY usando Chocolatey ou Scoop, não precisa fazer mais nada, pois a instalação é feita automaticamente. Para instalar o KiTTY, siga estas etapas:
Localize o arquivo que você baixou (kitty.exe ou kitty_portable.exe).
Extraia o arquivo para uma pasta de sua preferência.
Clique duas vezes no arquivo para executar o KiTTY.
Você verá uma janela com uma lista de sessões. Você pode criar uma nova sessão clicando no botão "Nova sessão".
Você verá uma janela de configuração onde poderá inserir o nome do host, número da porta, protocolo e outras configurações para sua conexão.
Clique no botão "Abrir" para iniciar a conexão.
Opções de configuração
KiTTY tem muitas opções de configuração que permitem personalizar sua aparência e comportamento. Você pode acessar a janela de configuração clicando com o botão direito do mouse na barra de título do KiTTY e selecionando "Alterar configurações". Você também pode pressionar a tecla F4 para abrir a janela de configuração. Algumas das opções de configuração que você pode alterar são:
Janela: Você pode alterar o tamanho, posição, título, ícone, transparência e borda da janela KiTTY.
Aparência: Você pode alterar a fonte, cor, cursor e barra de rolagem do terminal KiTTY.
Comportamento: você pode alterar os atalhos de teclado, as ações do mouse, as opções de copiar e colar e as configurações de campainha do KiTTY.
Conexão: Você pode alterar as configurações de rede, configurações de proxy, configurações de SSH e configurações de Telnet do KiTTY.
Sessão: você pode salvar, carregar, renomear, duplicar e excluir suas sessões. Você também pode importar e exportar suas sessões de e para o PuTTY.
Terminal: Você pode alterar o tipo de terminal, emulação, recursos e mapeamento de teclado do KiTTY.
Janela/Tradução: Você pode alterar o conjunto de caracteres e o desenho de linha do KiTTY.
Conexão/Dados: você pode inserir seu nome de usuário, senha e string do tipo de terminal para sua conexão.
Conexão/SSH/Auth: Você pode selecionar seu método de autenticação e fornecer seu arquivo de chave privada para conexões SSH.
Conexão/SSH/Túneis: você pode configurar o encaminhamento de porta e o encaminhamento dinâmico de porta para conexões SSH.
Conexão/Serial: Você pode definir as configurações da porta serial para conexões seriais.
Recursos e dicas
O KiTTY possui muitos recursos que o tornam um emulador de terminal poderoso e versátil. Algumas das características e dicas que você deve saber são:
O KiTTY possui um filtro de sessão que permite pesquisar uma sessão por nome ou por pasta. Você pode acessar o filtro de sessão pressionando Ctrl+F ou clicando no ícone da lupa no canto superior direito da lista de sessões.
O KiTTY possui um iniciador de sessão que permite iniciar várias sessões ao mesmo tempo. Você pode acessar o iniciador de sessão pressionando Ctrl+G ou clicando no ícone do foguete no canto superior direito da lista de sessões.
O KiTTY possui um recurso de atalhos de comando predefinido que permite executar comandos em sessões remotas com um único toque de tecla. Você pode definir seus próprios atalhos de comando na janela de configuração em Conexão/SSH/Comandos predefinidos.
O KiTTY possui um recurso de hiperlinks de URL que permite abrir URLs em seu navegador padrão clicando neles no terminal. Você pode habilitar esse recurso na janela de configuração em Janela/Hiperlinks.
O KiTTY possui um recurso de integração ZModem que permite transferir arquivos entre sua máquina local e seu servidor remoto usando o protocolo ZModem. Você pode habilitar esse recurso na janela de configuração em Connection/SSH/ZModem.
O KiTTY possui um recurso de script de logon automático que permite executar um script após fazer logon em um servidor remoto.Você pode definir seu próprio script de login na janela de configuração em Connection/Data/Auto-login script.
Alternativas ao KiTTY
PuTTY
PuTTY é o emulador de terminal original no qual o KiTTY é baseado. O PuTTY é um aplicativo simples e leve que suporta conexão SSH, Telnet, rlogin e raw socket. O PuTTY tem menos recursos que o KiTTY, mas é mais estável e amplamente utilizado. O PuTTY também está disponível para Linux e Mac OS X. Você pode baixar o PuTTY em .
Terminal Malhado
O Tabby Terminal é um emulador de terminal moderno e de plataforma cruzada que oferece suporte a SSH, Telnet, Serial e Shell. O Tabby Terminal possui uma interface elegante e personalizável que oferece suporte a guias, painéis divididos, temas, fontes e emojis. O Tabby Terminal também possui alguns recursos avançados, como encaminhamento de agente SSH, cofre de senha, encaminhamento de porta, transferência de arquivo e multiplexador de terminal. O Tabby Terminal está disponível para Windows, Linux e Mac OS X. Você pode baixar o Tabby Terminal em .
OpenSSHGenericName
OpenSSH é um conjunto de ferramentas de rede seguras que inclui um cliente e servidor SSH. OpenSSH é a implementação SSH padrão para a maioria dos sistemas do tipo Unix, como Linux e Mac OS X. OpenSSH oferece suporte a vários algoritmos de criptografia, métodos de autenticação e recursos de segurança. O OpenSSH também permite criar túneis seguros e conexões proxy. O OpenSSH é um software gratuito e de código aberto amplamente confiável e usado por milhões de usuários. Você pode baixar o OpenSSH em .
Conclusão
KiTTY é um emulador de terminal poderoso e versátil para Windows que adiciona muitos recursos extras ao PuTTY. O KiTTY suporta vários protocolos de rede, como SSH, Telnet, rlogin e conexão raw socket. O KiTTY também possui uma interface simples e amigável que permite personalizar vários aspectos de sua aparência e comportamento. Você pode baixar KiTTY de seu site oficial, FossHub, Chocolatey ou Scoop.Você também pode instalar e usar o KiTTY facilmente e aproveitar seus recursos e dicas. Se você está procurando alternativas para KiTTY, pode tentar PuTTY, Tabby Terminal ou OpenSSH.
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre KiTTY e PuTTY?
KiTTY é um fork do PuTTY que adiciona muitos recursos extras ao PuTTY, como filtro de sessão, portabilidade, atalhos de comando predefinidos, iniciador de sessão, script de logon automático, hiperlinks de URL, integração com ZModem, ícones para cada sessão, transparência e muito mais.
Como faço para atualizar o KiTTY?
Se você baixou o KiTTY do site oficial ou do FossHub, pode atualizar o KiTTY baixando a versão mais recente e substituindo o arquivo antigo pelo novo. Se você baixou o KiTTY usando Chocolatey ou Scoop, pode atualizar o KiTTY executando estes comandos:
Para Chocolate: choco upgrade kitty
Para colher: gatinho de atualização de colher
Como faço para desinstalar o KiTTY?
Se você baixou o KiTTY do site oficial ou do FossHub, pode desinstalar o KiTTY excluindo o arquivo e a pasta onde o extraiu. Se você baixou o KiTTY usando Chocolatey ou Scoop, você pode desinstalar o KiTTY executando estes comandos:
Para Chocolate: choco desinstalar kitty
Para colher: colher desinstalar gatinho
Como faço para entrar em contato com o desenvolvedor do KiTTY?
Você pode entrar em contato com o desenvolvedor do KiTTY enviando um e-mail para para mais informações e suporte.
Como posso contribuir para o desenvolvimento do KiTTY?
Você pode contribuir para o desenvolvimento do KiTTY relatando bugs, sugerindo recursos, traduzindo a interface, doando dinheiro ou fornecendo feedback. Você pode encontrar mais detalhes sobre como contribuir em . 0517a86e26
Comments